VW Golf antigo nunca restaurado supera o valor de um T-Cross 0 km
Hatch de sucesso no Brasil nos anos 1990 tem s?20 mil km; saiba mais detalhes
Comente e compartilhe
Em pleno movimento de ascensão dos importados, numa época de grandes novidades estrangeiras, o Volkswagen Golf fez grande sucesso no Brasil. Inicialmente, chegou a esportiva GTI, mas depois foram surgindo modelos mais acessíveis como a GLX e, por fim, a mais simples GL.
VEJA TAMBÉM:
Bonito, esportivo e sofisticado, o hatch logo se tornou um dos importados mais vendidos no mercado nacional. Tal fato fez com que a marca alemã decidisse pela fabricação nacional em 1999, a partir da segunda geração.
O belíssimo Volkswagen Golf GLX das fotos pertence a um dos remanescentes da era de ouro dos importados. Foi fabricado em 1997 mas, não fosse o estilo datado, a impressão era de que se tratava de um veículo 0 km, acabado de sair da concessionária. O azul metálico da pintura está impecável, sem retoques ou marcas do tempo.
O único detalhe, perdoável até para os mais excêntricos colecionadores, é a bateria, além do jogo de pneus ressecados (mantendo o padrão original 185/65 R14) que tiveram de ser trocados devido ao tempo. No entanto, o estepe segue o original e sem uso! De resto, tudo está exatamente como saiu de fábrica.
Por dentro, conforto acima da média
Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução
O aconchegante interior, com seus típicos bancos de veludo que eram moda entre os modelos mais sofisticados de época, parece que nunca foi usado. Todos os comandos dos botões não têm um desgaste sequer. Até os quebra-sóis foram mantidos com plásticos de fábrica.
Ainda na parte interna, outro detalhe que nos faz recordar com carinho os bons tempos é o toca-fitas digital Volksline que equipou todos os veículos da marca. Totalmente funcional, ele traz um ar de sofisticação com suas luzes verdes e que combina perfeitamente com o painel de instrumentos com a mesma luminosidade.
O motor, por sua vez, é um 2.0 MI aspirado que gera a potência de 114 cavalos e torque de 16,7 kgfm (a somente 3.200 rpm) que casou muito bem com o câmbio manual de cinco marchas com engates precisos. Isso faz com que o hatch da Volks atinja o 0-100 km/h em respeitosos 11 segundos e alcance a velocidade final de 186 km/h.
Pelo grau de originalidade e, claro, o lado sentimental incluso para os mais saudosistas, o Golf está à venda por meio da loja Reginaldo de Campinas. Ah, o preço? R$ 129 mil, valor superior ao de um VW T-Cross 0 km, que hoje é comercializado com preço inicial de R$ 119.890, na versão Sense 200 TSI.
50 anos: VW Golf teve mais de 37 milhões de unidades vendidas no mundo desde 1974
Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução
O primeiro Golf saiu da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, no final de março de 1974, com lançamento oficial em maio. Nesse período, o hatch - assim como o Passat, o Scirocco e o Polo - marcou o início de uma nova era, a do motor e tração dianteiros. Antes disso, o Fusca e a combinação de motor boxer refrigerado a ar e tração traseira haviam caracterizado a marca Volkswagen por várias décadas.
Até hoje, já foram mais de 37 milhões de unidades do Golf vendidas, ao longo de oito gerações. No Brasil, desde que desembarcou em 1994 em sua terceira geração, já foram comercializadas mais de 406 mil unidades do hatch.
Comente e compartilhe
Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.