Volkswagen vai trocar câmbio automático de 6 pelo de 8 marchas em 2026
Componente ser?fabricado no Brasil, de acordo com diretor da Skoda-VW
Comente e compartilhe
A Volkswagen segue com os planos de aumentar a eficiência energética de seus modelos com uma série de atualizações ao redor do mundo e uma delas será a troca do câmbio automático de seis marchas pelo de oito, informa o site , depois de uma conversa com o diretor da Skoda-VW Petr Janeba.
VEJA TAMBÉM:
Ainda de acordo com o executivo, a nova caixa automática de 8 marchas será fabricada pela marca japonesa Aisin na Índia e no Brasil. A idéia é tornar os modelos que são equipados com o atual câmbio de 6 marchas mais econômicos e com menores índices de emissões, algo que vem sendo um ponto cada vez mais preocupante para todas as fabricantes, não apenas a Volkswagen.
Já a partir de 1º de janeiro de 2025, no Brasil, entrará a nova norma de emissões que vai obrigar diversas fabricantes a adotarem algumas mudanças no modelos atuais e até tirar de linha outros para poderem estar de acordo com nos novos padrões.
Novo câmbio no Tayron
Imagem: Divulgação
No caso da nova caixa Aisin, de 8 marchas (AQ300), a aplicação principal será nos modelos que vêm com motor 1.0 TSI da Volkswagen. Mas também vai funcionar em outros carros de várias outras marcgas, entre as quais a Suzuki e a MG.
De acordo com a publicação indiana, com a demanda por caixas de câmbio automáticas aumentando, o volume adicional da Índia trará os benefícios de economias de escala, o que permitirá à Aisin produzir a caixa de câmbio de forma mais econômica.
Além disso, a nova caixa vai ter relações mais próxima entre as marchas, permitindo trocas mais suaves e menos desperdício de combustível durante a aceleração e desaceleração. Em ciclos de direção padronizados, isso pode reduzir a carga no motor e melhorar a eficiência geral de combustível e reduzir os emissões.
No Brasil, a nova caixa Aisin de 8 marchas deverá equipar o novo SUV médio que vai substituir do Tiguan AllSpace, a partir de 2026. O carro tem boas chances de ser fabricado em São Bernardo do Campo (SP), com novo motor 1.5 turboflex, que passará a ser montado em São Carlos (SP).
Comente e compartilhe
Jornalista h?mais de 20 anos, j?acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana