Toyota SW4 ter?nova geração em 2023 com opção híbrida-leve
Além de mais eficiente, SUV derivado da Hilux contar?com nova plataforma
Comente e compartilhe
Mesmo sendo um veículo que parte de R$ 384 mil, o Toyota SW4 surpreende pela ótima procura que registra no mercado brasileiro. Como você confere em nosso ranking, no primeiro quadrimestre do ano o SUV grande soma 4.236 emplacamentos, uma notável média de 1.059 unidades comercializadas por mês. O volume chega a superar o de carros bem mais baratos, como o Renault Logan (3.417 emplacamentos de janeiro a abril), Chevrolet Spin (3.438), entre outros.
Logo, tudo o que cerca o modelo merece nossa atenção.
Uma notícia importante apurada pelo Headlight Magazine apresenta dados importantes sobre o futuro do SUV, modelo também muito relevante do ponto de vista comercial no Sudeste Asiático, onde é comercializado como Toyota Fortuner em alguns países.
De acordo com a publicação, a nova geração do Toyota SW4 será revelada em 2023 e a fabricante japonesa deverá promover um profundo pacote de melhorias para o modelo.
Nova plataforma
A começar pela plataforma, é apontado pelos colegas asiáticos que o novo Toyota SW4 terá seu projeto baseado na recém-desenvolvida arquitetura GA-F, a mais recente da marca para modelos robustos e com maior porte. Apesar de manter a tradicional concepção de chassi com longarinas, a plataforma foi projetada com novidades importantes para a redução do peso do conjunto, acompanhada por uma melhor distribuição de peso, centro de gravidade mais baixo e uma estrutura de fixação da suspensão diferenciada.
Com isso, podemos esperar melhoras consideráveis para o SW4 em comportamento dinâmico, conforto ao rodar e silêncio a bordo.
Híbrido-leve
Outro aprimoramento significativo esperado para o modelo é a introdução do conjunto propulsor híbrido-leve tomando como base o motor 2.8 turbodiesel hoje aplicado no utilitário.
A eletrificação permitirá uma redução no consumo acompanhada por uma discreta melhora no desempenho, uma vez que o sistema híbrido-leve não é tão robusto quanto um full hybrid convencional ou um híbrido plug-in.
O Toyota SW4 vendido no Brasil é produzido na Argentina e, considerando que o SUV estreou um facelift no fim de 2020 para sua linha 2021, é provável que a nova geração fará sua estreia na América do Sul dentro de dois anos.
Comente e compartilhe
O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e est??frente dos portais AUTOO e MOTOO. ?o expert em aconselhar a compra de automóveis