SUVs atingem 49,7% de participação em junho e T-Cross lidera no semestre
Utilitário esportivos representam praticamente metade das vendas de automóveis e comerciais leves
Comente e compartilhe
Os utilitários esportivos chegam a 49,7% do mercado de automóveis e comerciais leves em junho, o maior patamar observado até agora, superando os 45,5% de 2023, conforme dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos). No ano anterior, ficaram com 43,9% e em 2021, 42,9%. Isso mostra que os SUVs continuam ganhando participação no mercado e vão dominar as vendas por um bom tempo.
VEJA TAMBÉM:
- Novo Nivus e Jeep híbrido: os 13 SUVs que serão lançados no segundo semestre
- VW Nivus vai brigar em pé de igualdade com o Fiat Fastback Abarth?
No Brasil, os SUVs caíram no gosto do mercado por uma série de fatores, entre os quais o mau estado de conservação da maioria das vias do país, cheias de obstáculos pelo caminho, além de uma grande área que não tem asfalto para explorar. Com isso, os lançamentos dos utilitários esportivos dispararam e se mantém em curso.
O sucesso dos utilitários esportivos passou a refletir e a influenciar no projeto das picapes, que passaram por um processo de "Suvização", daí a chegada de modelos como a Fiat Toro, Chevrolet Montana, Ford Maverick, entre outros que ainda estão por vir. Os SUVs também (quase) acabaram com as vendas de alguns segmentos, como o de hatches médios e peruas, pelo menos no mercado brasileiro.
Hyundai Creta segue o VW T-Cross de perto
Imagem: Divulgação
Nos seis primeiros meses de 2024, conforme dados levantados por AUTOO, o Volkswagen T-Cross lidera com 31.519 unidades. O SUV da marca alemã foi o primeiro do segmento, entre os mais vendidos, a receber novidades. Passou a ter retoques no desenho e uma nova centram multimídia entre as principais mudanças.
Em seguida, ainda levando com conta das vendas do primeiro semestre, vem o Hyundai Creta (30.531), que terá mudanças no segundo semestre, adotando o mesmo visual aplicado em outros mercados emergentes, como o da Índia. Depois, em terceiro lugar, temos o Chevrolet Tracker (28.865), outro que vai mudar, mas apenas no primeiro semestre de 2025.
Na quarta posição aparece o Nissan Kicks (28.181), cuja nova geração será lançada no ano que vem junto com uma nova reestilzação da versão atual que deve ser vendida junto com a nova pelo menos por um tempo, como fez a Hyundai com o Creta e a versão Action, da geração anterior. E para fechar os cinco primeiro colocados vem o Jeep Renegade, cujo futuro no Brasul ainda vai ser decidido na época em que for lançado o Avenger.
Confira abaixo como ficou o ranking de vendas dos SUVs mais vendidos do primeiro semestre de acordo com levantamento de AUTOO.
1 - VW T-Cross: 31.519
2 - Hyundai Creta: 30.531
3- Chevrolet Tracker 28.865
4 - Nissan Kicks: 28.181
5 - Jeep Renegade: 23.492
6 - Honda HR-V: 21.950
7 - Caoa Chery Tiggo 5: 14.131
8 - Renault Duster: 10.173
9 - Citroën C3 Aircross: 3.912
10 - Volvo EX30: 1.134
Siga o AUTOO nas redes: | | | |
Comente e compartilhe
Jornalista h?mais de 20 anos, j?acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana