Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

'Salvador' da Fiat, Punto voltar?em 2023

Compacto deve se juntar ao Peugeot 208, C3 e Opel Corsa ao compartilhar plataforma CMP que dar?origem a um modelo com versões híbridas

Primo rico do Palio, o Punto significou o ponto de inflexão da Fiat em sua recuperação no mercado em 2005. Foi naquele ano que a montadora italiana revelou a terceira geração do hatch compacto, concebida pelo estúdio Giugiaro em um momento inspirado.

Então chamado de “Grande Punto”, o modelo marcou um renascimento da marca após anos de prejuízos na Europa. Tempos depois, a empresa lançou a versão moderna do 500 e em 2009 passou a ser sócia da Chrysler, que mais tarde deu origem à FCA.

Em meio a esse processo, no entanto, o Punto ficou esquecido. A Fiat chegou a planejar uma quarta geração, mas que foi abortada pela direção da empresa. Em 2018, de forma melancólica, a fabricante encerrou a produção do hatchback na Europa sem um sucessor.

Nesta semana, no entanto, durante apresentação dos resultados do primeiro semestre, a Stellantis, holding criada com a fusão entre FCA e a PSA, revelou que a Fiat voltará a atuar no chamado segmento B, de compactos.

A citação é curta, apenas afirmando que a marca “voltará ao Segmento B em 2023” e que o veículo em questão usará uma plataforma comum.

Traduzindo, certamente se trata da repetição da receita usada na atual geração do Opel Corsa, qual seja adotar a arquitetura CMP originada no Peugeot 208 e replicada no Citroën C3.

A Fiat de volta ao segmento, onde o Punto atuou até 2018
A Fiat de volta ao segmento, onde o Punto atuou até 2018
Imagem: Reprodução

Trata-se de uma solução natural dentro da estratégia do grupo, de replicar a mesma solução mecânica e eletrônica em várias marcas a fim de diluir os custos de desenvolvimento e produção. Nesse cenário, não haveria por que não incluir a Fiat nos planos.

Ao utilizar essa arquitetura, será possível contar com versões híbridas, algo imprescindível no mercado europeu. Quanto ao estilo do novo carro, pode-se esperar um hatch compacto tradicional, e que ainda possui apelo no Velho Continente, ou então algum crossover urbano, por exemplo (na foto de abertura mostramos o releitura do Punto pelo colaborador Kleber Silva).

Para a montadora italiana será um alívio já que a marca tem hoje um portfólio bastante modesto na Europa, centrado no Fiat 500 e alguns derivados como a van 500L e o SUV 500X, o Panda e o hatch médio Tipo. Ou seja, muito pouco para um nome bastante conhecido no mercado.

Resta saber se a Fiat de fato fará o nome “Punto” renascer. O modelo surgiu em 1993 como sucessor do Uno e teve uma segunda geração lançada em 1999, ambos sem provocar grandes resultados até a chegada do Grande Punto.

Fiat Punto 2008
Fiat Punto 2008
Imagem: Divulgação

E no Brasil?

Desde 1996, a Fiat brasileira acabou se descolando da Itália ao projetar por aqui o Palio e sua família. Após uma renovação pouco inspirada em 2011, a montadora decidiu começar do zero com o Argo em 2017.

A questão agora é que a Stellantis vislumbra unificar todos os modelos de suas inúmeras marcas sobre arquiteturas compartilhadas e certamente isso não será diferente com o sucessor do Argo.

Por melhor que o hatch compacto possa ser – e ele inclusive vive seu melhor momento de vendas -, fato é que sua base técnica não é comparável à CMP e isso leva a crer que num futuro a médio prazo surja um substituto derivado dessa mesma plataforma oriunda da PSA.

Se ele se chamará Punto, Argo ou qualquer outro nome, isso só o tempo dirá.

Veja outras colunas

Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi

13/11/2024 07h30

Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa

Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado ?quase 60 vezes menor que nos EUA

12/11/2024 12h20

Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro

Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue ?frente do Corolla Cross nas vendas

08/11/2024 12h34

Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024