Raro Dodge 69 ?resgatado de quintal depois de 50 anos parado

Versão Super Bee com V8 de 7.2 litros de cilindrada recebeu reparos e voltou a rodar com todo seu esplendor
Dodge Super Bee 1969

Dodge Super Bee 1969 | Imagem: Reprodução/ You Tube/ Lou Costabile

Que tal um raro Dodge Super Bee 69 com pintura Bronze metálica com interior de dois tons, marrom e bege? Não é a combinação mais bela que existe, mas ao saber que a raridade foi deixada em um quintal por 50 anos e, ao ser resgatada, descobriu-se que está com motor V8 de 7.2 litros sob o capô, as coisas começam a ficar mais interessantes. 

VEJA TAMBÉM:

Essa história foi contada pelo site norte-americano, com imagens no You Tube do canal e inclui detalhes curiosos. O raro Dodge foi vendido 0 km na Carolina do Norte e dirigido por seu dono original por cerca de quatro anos. Em 1973, ele decidiu estacioná-lo com menos de 65.000 milhas no hodômetro (104 mil km), e o Super Bee ficou quase intocado até 2023. 

Resgatado, o Mopar surgiu com os problemas usuais associados ao armazenamento inadequado. A pintura mostrava desgaste e arranhões, enquanto o estofamento e o painel estavam danificados pela exposição às mudanças sazonais. Claro, os painéis das portas também mostravam descoloração. O forro do teto estava flácido e danificado.

Interior vai precisar de uma reforma 

Dodge Super Bee 1969
Dodge Super Bee 1969 tem uma combinação rara de marrom com bege, mas precisa de reforma
Imagem: Reprodução/ You Tube/ Lou Costabile

Não surpreendentemente, o assoalho do porta-malas foi corroído pela ferrugem, o que também afetou a integridade da suspensão traseira. Os assoalhos da cabine, por outro lado, suportaram todas essas décadas de abandono sem problemas significativos.

Felizmente, o segundo dono comprou o Super Bee para devolvê-lo à estrada em vez de remover peças utilizáveis ​​para outros projetos. Mas em vez de uma restauração, ele optou por preservar o visual desgastado do Super Bee e fez alguns reparos e ajustes necessários.

 Este carro nasceu com um V8 de 383 polegadas cúbicas (6,3 litros), o motor básico do Super Bee, em 1969. Não está claro se o V8  original estava travado ou faltando componentes importantes, mas nosso anfitrião optou por colocar um V8 de 440 polegadas cúbicas (7,2 litros) sob o capô.

Embora os puristas possam não concordar com a troca, o 440 RB é uma unidade legítima para um Super Bee de 1969. A Dodge tinha acabado de introduzir a opção Six-Pack naquele ano, colocando-a entre o 383 de nível básico e o Hemi de 426 polegadas cúbicas (7,0 litros) de ponta. O Six-Pack veio com 390 cavalos de potência, 15 a mais do que a versão de quatro cilindros da mesma unidade.

O Six-Pack é, na verdade, uma configuração bem rara, com apenas 1.907 unidades vendidas em 1969. O Hemi é o mais difícl de achar, com 166 exemplares produzidos. Em sua configuração original, este Super Bee é um dos impressionantes 25.717 carros equipados com o V8 big-block 383. Bela história, não?

Dodge Super Bee 1969
Dodge Super Bee 1969 tem traseira larga como um legítimo "muscle car" norte-americano
Imagem: Reprodução/ You Tube/ Lou Costabile

Siga o AUTOO nas redes: | | | |

Carlos Guimarães

Jornalista h?mais de 20 anos, j?acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

VEJA TAMBÉM