Mercedes-Benz Sprinter 2023 estreia com novo motor mais potente e eficiente
Linha Street passa a ser equipada com o propulsor OM654, que entrega mais potência e torque e atende o Proconve L7
Comente e compartilhe
Celebrando 25 anos do Mercedes-Benz Sprinter no Brasil, a marca alemã anunciou importantes novidades mecânicas para a linha Street furgão e caminhão. Os modelos passam a ser equipados com o motor OM654 na versão 315 CDI. Este propulsor é mais moderno que o OM651 anterior, e se enquadra nas normas de emissões do Proconve L7.
Turbodiesel de quatro cilindros, o propulsor OM654 tem 2 litros de deslocamento e bloco feito em alumínio. O turbo tem geometria variável e uma nova tecnologia ajuda a suavizar as vibrações do propulsor. A potência aumentou em 5%, tendo agora 150 cv, enquanto o torque de 34,7 kgfm é 3% maior que o anterior.
A Mercedes-Benz afirma que o consumo de combustível caiu 6% em trechos urbanos e 11% nas rodovias. Porém, embora o motor seja uma boa novidade, ainda não foi dessa vez que a linha Sprinter Street ganhou câmbio automático. A transmissão segue sendo a manual de seis marchas, mas a fabricante garantiu que a opção automática está em estudos.
Principais equipamentos
De série, os modelos são equipados com rádio, mas é possível adicionar a central multimídia MBUX como opcional. Os equipamentos de segurança foram mantidos, o que inclui os assistentes de fadiga, de partida em rampa e de vento lateral. Controles de tração e estabilidade e o assistente ativo de frenagem (ABA - Active Brake Assist) completam o pacote.
Houve um aumento de 7,5% nos preços da linha 2023 do Sprinter Street. Os modelos Truck têm preço sugerido de R$ 239.600, enquanto que a linha de furgões tem preço inicial de R$ 249 mil.