Hyundai HB20 ?o líder dos 10 carros usados mais vendidos de junho
Confiável e econômico, veículo da marca sul-coreana também foi o mais comercializado em maio
Comente e compartilhe
Assim como acontece com os veículos novos, antes de comprar um carro usado, é natural que busquemos referências. Para isso, nada mais justo buscar qual deles se saiu melhor em vendas como o Hyundai HB20, que liderou com 4,29% de participação em vendas, segundo dados da plataforma de venda de carros seminovos e usados da plataforma digital InstaCarro.
VEJA TAMBÉM:
- Hyundai HB20 está entre os 5 carros preferidos pelos lojistas no primeiro trimestre
- Vendas de carros usados crescem no semestre e Gol segue líder
Entre os usados também merecem destaque o Chevrolet Onix, que ficou em segundo lugar entre os mais vendidos em junho e o Jeep Renegade, que liderou entre os utilitários esportivos Veja a seguir mais detalhes dos modelos que mais se destacaram no ranking de vendas.
1º- Hyundai HB20
Imagem: Divulgação
O HB20 é o primeiro carro popular da Hyundai - fabricado no Brasil desde 2012 - que não só trouxe vantagens como revisão programada, como também a garantia de cinco anos para os modelos zero-quilômetro. E isso é um conforto e segurança para quem pensa em trocar o seu carro por um modelo seminovo.
Por exemplo, se você comprar um 2022, ainda terá pela frente mais dois anos de benefício pela frente. Além disso, é completo de série e tem até motor 1.0 turbo de 120 cv, a partir das versões intermediárias associado ao conforto do câmbio automático de seis marchas.
- Participação em vendas: 4,29%
2º- Chevrolet Onix
Imagem: Divulgação
Outro modelo que foi lançado em 2012, o Chevrolet Onix substituiu com maestria o Celta que apesar de ir bem no mercado de usados, é um projeto mais ultrapassado em termos de construção e nível de equipamentos. Por tudo isso, o atual 2° colocado da plataforma já trazia de série: airbags frontais, freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e direção hidráulica com regulagem de altura, tudo isso na versão mais simples.
E o que já era bom ficou melhor com a 2ª geração, lançada no finalzinho de 2019 com a estreia do propulsor 1.0 turbo de até 116 cv. O ar-condicionado passou a ser de série para todas as versões.
- Participação em vendas: 3,5%
3º- Jeep Renegade
Imagem: Divulgação
O Renegade foi o primeiro Jeep produzido na fábrica do grupo FCA em Goiana (PE). Desde 2015 em nosso mercado, o SUV trouxe inúmeras versões, incluindo até as equipadas com motores 2.0 turbodiesel de 170 cv com caixa de transmissão automática e tração 4x4.
Apesar de dever em espaço interno e porta-malas perto dos concorrentes, o Renegade trazia excelente pacote de equipamentos de segurança e conforto de série. A partir do final de 2021, a Jeep aposentou os motores 1.8 flex e 2.0 turbodiesel concentrando apenas no moderno e econômico 1.3 turbo flex de 185/180 cv para todas as versões.
- Participação em vendas: 3,5%
4º- Honda Fit
Imagem: Divulgação
O Honda Fit é um monovolume que deixou saudades. Compacto e com ótimo aproveitamento de espaço interno, ele é ideal para quem precisa de um carro prático e econômico, mas sem ter de recorrer a modelos maiores. O destaque é o rebatimento de bancos traseiros Ultra Seat que aumenta da capacidade de carga de 363 litros até 1.045 l, sem precisar removê-los.
O 1.4 8V (83/80 cv) e 1.4 16V flex (101/100 cv) estão entre os mais comuns, mas na última geração, só havia o 1.5 16V (116/115 cv) que deu maior agilidade, sobretudo no anda e para constante dos centros urbanos. O Honda Fit deixou de ser produzido em 2021.
- Participação em vendas: 3,02%
5º- VW Fox
Imagem: Divulgação
O VW Fox é outro monovolume que, apesar de suas polêmicas envolvendo o sistema de alça que permite ampliar ou reduzir o espaço do porta-malas, ainda tem os seus pontos fortes e não são poucos.
Espaçoso, econômico e bem equipado, o destaque vai para a versão Highline, surgida a partir da linha 2015. Além de reestilizada, ela passou a vir com motor 1.6 MSI 16V de 120/110 cv e câmbio manual de seis marchas, tornando-se o primeiro VW nacional com este sistema de trocas de marchas. O VW Fox deixou o mercado no final de 2021.
- Participação em vendas: 3,02%
6º- Ford EcoSport
Imagem: Divulgação
O Ford EcoSport ditou moda entre os SUVs, termo que ainda nem era tão conhecido como é hoje entre os brasileiros. Usando a base do Fiesta, ele foi uma febre entre o público carente de um veículo com posição de dirigibilidade elevada. Para reforçar o “traje”, a Ford até arriscou a tração 4x4, que não existiu na 2ª geração, de 2012.
No ano seguinte, ele honraria o mérito de segurança com as 5 estrelas, pontuação máxima em segurança no crash test do Latin NCAP. No entanto, em 2018, o modelo perdeu os 7 airbags de todas as versões por conta do reajuste de preço na linha. Em 2021, com a saída da Ford, o modelo sai de linha.
- Participação em vendas: 2,86%
7º- Hyundai Creta
Imagem: Divulgação Hyundai
Com as mesmas vantagens da garantia de até cinco anos para um HB20 novo, o Creta segue firme com a vantagem da posição elevada de guiar e, notadamente pelo elogiável espaço interno muito bem aproveitado. A primeira geração, que até hoje é fabricada com a atual, foi lançada em 2016 e o sucesso foi imediato.
Pudera, pois é espaçoso, econômico e muito bem equipado e barato para quem procura por um modelo seminovo ou mais usadinho. Um 2016, por exemplo, na versão Attitude pode ser vista por menos de R$ 65 mil. Traz o mesmo motor Gamma 1.6 16V da família do HB20.
- Participação em vendas: 2,54%
8º- Ford Fiesta
Imagem: Divulgação
Com desenho moderno e esportivo, o Ford Fiesta, tanto o Hatch quanto Sedan, trazem muito requinte e sofisticação por um preço bem acessível. Importado do México, o Sedan chegou primeiro, em 2010, mas no ano seguinte, veio o Hatch, que competia com VW Polo, Citroën C3 e Fiat Punto.
Em termos de construção e pacote de itens de série, o carro da Ford era superior trazendo ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, rodas de liga leve de 15 polegadas e CD-player/MP3 com seis alto-falantes.
Teve motores flex 1.5 16V (111/107 cv), 1.6 16V (130/125 cv) e 1.0 turbo (125 cv).
- Participação em vendas: 2,54%
9º-Ford Ka
Imagem: Divulgação
Bonito, supereconômico e bem equipado, o Ford Ka inovou a partir de 2014, quando finalmente passou a ter quatro portas - na anterior só tinha duas. Além disso, a versão Sedan estreou junto a esta terceira geração, que só terminou em 2021, por conta da saída da montadora.
Nesta geração, há o 1.0 12V (TiVCT) de três cilindros (85/80 cv e 10,7/10,2 kgfm). Outra opção para quem deseja mais agilidade é a de quatro cilindros 1.5 16V Flex Sigma (110/105 cv e 14,8/14,5 kgfm), ambas associadas ao câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades, disponibilizado a partir de 2018.
- Participação em vendas: 2,48%
10º- Honda Civic
Imagem: Divulgação
O que falar do Honda Civic? São tantas qualidades que fica parecendo matéria tendenciosa. Mas uma coisa é certa, quem compra o Civic, está muito bem servido. Mesmo as unidades mais antigas do sedã que chegou por aqui ainda importado, têm a fama de indestrutível.
A 8ª geração, conhecida como New Civic até hoje é uma das gerações de maior sucesso da Honda. Foi a partir dela que surgiu o Si que batia de frente com o VW Golf GTI com seu 2.0 de 192 cv e para o deleite dos puristas, associado à transmissão manual de seis velocidades.
- Participação em vendas: 2,23%
Siga o AUTOO nas redes: | | | |
Comente e compartilhe
Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.