Avaliação: veja os pontos fortes e fracos do Fiat Fastback 1.3 turbo
SUV compacto surge como uma alternativa diferenciada entre os concorrentes diretos
Com uma aceitação inicial que superou as previsões da Fiat, ficou provado com o Fastback que muitas vezes os consumidores querem sair da mesmice que acomete alguns segmentos.
Aproveitando os recursos que tinha em casa – como a plataforma MLA presente no Pulse – a Fiat conseguiu desenvolver o Fastback com uma proposta de fato singular dentro da categoria.
O grande destaque do SUV fica por conta dos traços mais arrojados para a carroceria, com a presença do motor 1.3 turbo (185 cv/27,5 kgfm) conferindo ao atual Fastback topo de linha uma vitalidade esportiva nas acelerações e retomadas que raramente observado em concorrentes diretos do modelo.
Talvez coroando tudo isso, a Fiat soube conceber muito bem o leque de versões para o Fastback, sendo que mesmo em seu catálogo mais caro, no caso o Limited Edition (R$ 154.990) avaliado pelo AUTOO em nosso primeiro contato com o SUV, o modelo apresenta bom custo-benefício se comparado com outros modelos na mesma faixa de preço.
Hoje em dia, por exemplo, a Volkswagen anuncia o T-Cross Highline (150 cv/25,5 kgfm) por R$ 163.510, modelo que talvez mais se aproxime do Fiat Fastback em termos de modernidade do projeto e nível de performance superior.
Aliás, por falar no T-Cross, um dos pontos em que o Fastback pode desagradar alguns consumidores fica para sua cabine mais estreita (1,77 m) e o entre-eixos (2,53 m) mais curto se analisado frente alguns rivais, o que compromete a sensação de espaço no habitáculo. Nesse aspecto, por exemplo, o VW entrega uma cabine mais confortável com seus 2,65 m de entre-eixos.
Porém um dos trunfos do Fiat Fastback fica mesmo para o seu generoso porta-malas. Por conta de sua silhueta em arco, o maior comprimento do Fastback lhe rende um compartimento para 516 litros de acordo com o padrão VDA, superando, com folga, até mesmo SUVs de maior porte.
No vídeo abaixo revelamos mais detalhes sobre o modelo, bem como nossas considerações envolvendo o Fiat Fastback 1.3 turbo. Confira!