Encontramos um VW Voyage GL 93 com apenas 7.800 km; veja detalhes da relíquia
Além dele, colecionador guarda outras raridades da marca Volkswagen dos anos 1990
Comente e compartilhe
Dedicação e paixão por carros antigos da Volkswagen. Assim resume a história do jovem colecionador de carros da marca alemã, Rodrigo Vivaqua. Nascido em Porto Alegre, RS, o empresário também comercializa peças da marca alemã para diversos modelos dos anos 1990 e 2000.
VEJA TAMBÉM:
- VW Kombi Edição de 50 anos à venda custa mais que Jetta 0Km; veja detalhes
- Quase o km! Veja a VW Parati mais nova do Brasil que vale R$ 120 mil
Além de tudo isso, Rodrigo ainda comenta que sobra tempo para cuidar minuciosamente de seus carros cuja coleção até tem nome, “Vivaqua Collection”, com direito a nomenclatura colada nas portas, tal como eram os adesivos padronizados de época da VW.
Uma das estrelas da família é um Voyage 1992/1993 na linda cor prata Lunar adquirido de um colecionador do Paraná em estado de 0 km, literalmente. Ele é um dos mais novos da coleção e conta com apenas 7.800 km hoje. “Faço questão de cuidar de toda a parte de estética e mecânica e não deixo ninguém mexer neles. São carros que marcaram uma época nos anos 1990 e que vem ganhando notoriedade no antigomobilismo”, comenta o empresário.
Além do Voyage, a coleção contempla duas Saveiros sendo uma 1995 CL verde Tahiti com pouco mais de 16 mil km e outra GL 1995 na cor bege Urano com 35 mil km, Gol GL 1992/1993 vermelho Colorado com 20 mil km, os dois últimos raríssimos por se tratar de uma configuração monocromática interna na cor marrom (Tear Jaguaribe Marrom). Além deles, passou pelas mãos da Vivaqua Collection um lindo Gol CL 1993 azul Riviera com 680 km que fez par com o GL.
Relíquia toda original
No caso do Voyage, a estratégia é a mesma, um Voyage CL cinza Spectrus 1994, além de dois GL na cor prata Lunar, sendo um com 8.400 km e outro com 7.800 km. “A busca por achar um Voyage GL tal como eu queria, para fazer par com o CL demorou dois anos e quando finalmente eu encontrei, acabei encontrando duas unidades em estado de 0 km”, brinca.
O GL mais novo foi adquirido de um colecionador de Curitiba, PR via Instagram enquanto que o outro Voyage veio de Conselheiro Lafaiete. Questionado sobre uma possível venda do Voyage GL, Rodrigo é rápido na resposta. “Eu até vendo, mas junto com o CL 1994 cinza Spectrus, por exemplo, porque se eu vender só o GL prata, aí ‘quebra’ a coleção, ou melhor, dizendo o par”, pondera.
Dotado do conhecido e confiável motor AP 1.8 (AP 1.800) carburado que no Voyage rende 95 cv a 5.400 rpm de potência e torque de 14,9 kgfm a 3.200 rpm com gasolina. Bastante ágil para a época, para tirar o sedã - com seus ínfimos 925 kg - da imobilidade até os 100 km/h de peso total, bastavam apenas 11,3 segundos. Já a velocidade final declarada da época é de 164 km/h.
Se você é amante de coleções como essas, saiba que o empresário é um assíduo frequentador do evento anual FAC (Fernando Almeida Collection), organizado pelo conhecido colecionador de carros antigos Fernando Almeida. Lá, você poderá ver e até tentar fazer uma oferta aos colecionadores, como Rodrigo.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |
Comente e compartilhe
Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.