Cruze e Jetta têm novidades em Nova York

Sedãs passam por facelift e ganham mais equipamentos de segurança e conectividade
    Compartilhe

Novos Cruze e Jetta chegam neste ano | Imagem: divulgação

Ao lado do segmento de picapes e SUVs, a categoria dos sedãs médios é uma das mais concorridas nos Estados Unidos. E o Salão de Nova York deste ano, que começa nesta terça-feira (14), terá dois novos modelos de peso e concorrentes ferrenhos. A GM vai mostrar a linha 2015 do Cruze, enquanto a Volkswagen lançará a nova gama do Jetta.

Ambos os sedãs vêm com renovações no visual e reforços nas listas de equipamentos, que compreendem novos itens de segurança e conectividade. Os dois modelos serão vendidos nos EUA ainda no primeiro semestre, enquanto outros mercados, como o Brasil, devem recebê-los no decorrer deste ano.

O Chevrolet Cruze 2015 tem mudanças marcantes na parte frontal, com grade e faróis reformulados com LEDs, enquanto a traseira recebeu um pequeno aerofólio. No geral, as mudanças deixaram o carro com um ar mais esportivo, seguindo o mesmo estilo dos novos sedãs da GM, Impala e Malibu.

No Jetta, as mudanças são mais discretas, como costumam ser os facelifts da VW. Os faróis ganharam cada um 15 LEDs, a parte inferior do para-choque foi redesenhada e a grade frontal ganhou mais um filete cromado. Na traseira a marca mudou apenas um pequeno vinco no para-choque. Com as mudanças, o carro ficou ainda mais parecido com o Passat, uma categoria acima.

GM e VW, contudo, não apresentaram grandes evoluções nas motorizações dos sedãs. A novidade do Jetta é um novo equipamento para esquentar o motor mais rápido, fechando o radiador temporariamente. Esse item, porém, equipa apenas as versões com motor a diesel, que não vem para o Brasil. No mais, o carro segue equipado com os motores 2.0 8V e 2.0 TSI, esses sim oferecidos no mercado nacional. Já o Cruze 2015 não conta com atualização alguma na parte mecânica.

Novos equipamentos

Depois do visual repaginado o outro atrativo dos novos Cruze e Jetta são os equipamentos. O modelo da Chevrolet, ao menos nos EUA, será equipado de série com 10 airbags e sensor de objetos em pontos cegos da carroceria com alerta sonoro e visual. A GM ainda acrescentou no seu sedã médio uma nova versão do sistema multimídia MyLink, que agora também funciona como um servidor de internet para até 7 dispositivos e conta com uma área para download de aplicativos.

Já os novos itens do Jetta 2015 são o sensor de objetos em pontos cegos e o alerta de colisão frontal, que pode prevenir acidentes causados por distração do motorista. O sedã da VW também pode ser equipado com faróis bi-xenônio.

O mistério do novo Cruze

O Cruze apresentado nesta segunda-feira (14) foi a terceira variação do carro renovado que apareceu no último mês. Outros dois modelos já foram flagrados na China. Um dos carros é uma suposta versão com um facelift diferente do modelo norte-americano, ao passo que o outro é uma geração totalmente nova. Qual vem para o Brasil?

O sedã médio da Chevrolet, lançado no País em 2011, está quase completando o seu primeiro ciclo de vida, que normalmente tem continuidade com um facelift. Isso deverá acontecer com o modelo nacional ainda neste ano e o visual deverá seguir o padrão do carro norte-americano. A nova geração, que já roda na China, não deve chegar antes de 2016. A produção desse carro também está prevista para ser transferida para a Argentina, o que abriria espaço para um novo produto na planta brasileira.

VEJA TAMBÉM