Citroën C3 ?reprovado em teste de colisão do Latin NCAP; veja vídeo

Além do mau resultado do modelo da marca francesa, o sed?Corolla perde uma estrela
Citroën C3

Citroën C3 | Imagem: Divulgação

Em mais uma rodada de testes do Latin NACAP, organização que avalia a segurança dos modelos mais vendidos na América Latina, o Citroën C3 vendido atualmente acaba tendo resultados decepcionantes, com nota zero. A versão testada estava com apenas dois airbags, que são obrigatório por lei, entre os principais itens de segurança.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com o relatório do Latin NCAP, a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro foi boa. A proteção proporcionada ao tórax do motorista foi marginal, enquanto a proteção ao peito do passageiro foi fraco. Os joelhos do motorista e do passageiro receberam proteção marginal, pois podem impactar estruturas perigosas atrás do painel. 

As canelas do motorista e a canela esquerda do passageiro receberam proteção adequada. A canela direita do passageiro recebeu proteção boa. A área dos pés foi considerada estável. A estrutura foi considerada estável sendo capaz de suportar maiores cargas.

Necessidade de evoluir

No que se refere aos impactos laterais, o Latin NCAP diz que a cabeça, pelve e abdômen obtiveram proteção boa, enquanto a e peito tem proteção adequada.Mas os testes de impacto lateral de poste não foram realizados porque o modelo não oferece proteção da cabeça lateral como equipamento padrão. No final, o C3 foi reprovado nos testes de colisão

Além do Citroën C3, o Latin NCAP faz um teste de auditoria no Toyota Corolla, que perdeu uma estrela, passando de cinco para quatro no cômputo geral. O rebaixamento do sedã aconteceu porque os airbags no banco do passageiro  não atenderam os requisitos, o que levou à redução de pontos para o Ocupante Criança. Com isso, os resultados obtidos em 2002 foram atualizados.

Sobre o rebaixamento do Corolla, o  secretário geral do Latin NCAP, o engenheiro Alejandro Furas, disse que "embora quatro estrelas seja um bom nível de segurança, a Toyota tem se caracterizado por liderar com resultados de classificação máxima. É hora da fabricante renovar o compromisso de produzir seus veículos com foco cinco estrelas. Os resultados de hoje demonstram mais uma vez a relevância e a necessidade de uma rotulagem de segurança veicular padronizada que inclua a classificação por estrelas do Latin NCAP.”

Carlos Guimarães

Jornalista h?mais de 20 anos, j?acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

VEJA TAMBÉM