A caminho do Brasil, Honda Civic Type R retoma recorde de velocidade em Nürburgring
Versão esportiva cravou volta no famoso circuito alemão em 7 minutos e 45 segundos, recuperando marca perdida para o Renault Megane RS Trophy-R em 2019
Comente e compartilhe
O novo Civic Type R, lançado pela Honda em 2022, reconquistou uma marca importante em 24 de março, mas só agora revelada pela montadora. Trata-se do recorde de velocidade para um carro de produção com tração dianteira no desafiador circuito de Nürburgring, na Alemanha.
O modelo, equipado com um motor 2.0 turbo de 329 cv e 420 Nm de torque, completou uma volta nos 20,8 km da pista em 7 minutos, 44 segundos e 881 milésimos.
A marca é, na verdade, superior ao que fez o Renault Megane RS Trophy-R em 2019 (7 minutos e 40 segundos), mas trata-se de uma volta em um trajeto mais longo, alterado pela administração de Nürburgring.
VEJA TAMBÉM:
O recorde envolve carros de produção em série, ou seja, não é permitido modificações para melhorar seu desempenho que não estejam à disposição dos clientes nas concessionárias. O Civic em questão só contou com pneus Cup 2, que são opcionais.
“O Civic Type R foi desenvolvido sob o conceito de Ultimate Sport 2.0, com o objetivo de ser o melhor modelo esportivo FWD (tração dianteira), trazendo confiança e entusiasmo aos seus proprietários”, explicou Hideki Kakinuma, líder do projeto Civic Type R. “Desde o lançamento do Civic TYPE R em 2022, recebemos inúmeras respostas positivas em todo o mundo, superando em muito nossas expectativas, mas havia mais uma missão que tínhamos que desafiar - ser o modelo FWD mais rápido em Nürburgring”, completou.
Vale lembrar que o Megane havia roubado o trono do Civic há quatro anos ao superá-lo com uma volta 3,7 segundos mais rápida no antigo traçado do “Inferno Verde”, como é chamado o circuito.
De malas prontas para o Brasil
O recorde do Type R ocorre às vésperas da Honda passar a vender uma versão do modelo importada no Brasil.
A marca japonesa confirmou que o Civic Type R será comercializado no país pela primeira vez ainda neste semestre. Não há detalhes, contudo, sobre as características técnicas da versão a ser introduzida em nosso mercado e que passará por um processo de tropicalização.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |
Certo mesmo é que o Civic Type R será o Honda mais potente já vendido no Brasil, superando o Civic Si com boa margem. Confira o vídeo da volta recorde:
Comente e compartilhe
Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis