Avaliação: Tracker Midnight alia sofisticação ?racionalidade do motor 1.0 turbo
Uma das novidades da linha 2024 do SUV compacto, versão agrada pela proposta
Inseridos em uma categoria altamente competitiva, é natural que as fabricantes busquem formas de diferenciar seus SUVs compactos na disputa cada vez mais acirrada pelos consumidores.
Uma movimentação recente na categoria ocorreu por parte da Chevrolet, que introduziu as novas versões Midnight e RS para a gama Tracker 2024, ambas, como detalha a fabricante, com a missão de “reforçar o lado aspiracional do SUV”.
No caso do Tracker Midnight, tema de nossa avaliação, o novo catálogo para o SUV foi apresentado com preço sugerido de R$ 141.960, portanto posicionado entre as versões LT e LTZ e compartilhando com elas o motor 1.0 turbo com injeção indireta (até 116 cv e 16,8 kgfm de torque com etanol).
O que ele oferece?
O tema “todo preto” que permeia o catálogo caiu bem ao utilitário esportivo da Chevrolet e tem como destaques na versão Midnight itens como as rodas de liga leve aro 17” com acabamento High Gloss (alto brilho), máscara negra nos faróis, bancos com acabamento premium e costura cinza, além do logotipo da Chevrolet escurecido, uma característica dos modelos com a chancela Midnight.
Vale salientar que, para combinar com a proposta da versão, o Tracker Midnight poderá ser encontrado apenas com a carroceria nas cores Cinza Rush, Preto Outro Negro e Azul Eclipse, como foi o caso da unidade avaliada pelo AUTOO, a qual casou muito bem com a proposta do SUV.
Ao volante
Considerando que o foco do Tracker Midnight está em oferecer um visual sofisticado – deixando a questão do apelo esportivo para a versão RS – podemos dizer que o motor 1.0 turbo é condizente com a nova opção do SUV e forma uma excelente dupla com a caixa automática 6 marchas.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |
Ao volante, o Tracker Midnight oferece acelerações e retomadas em linha com outros SUVs com o mesmo tipo de combinação mecânica, portanto mais do que suficiente para o uso urbano e também na estrada inclusive quando totalmente carregado.
Ponto positivo ainda para as boas médias de consumo do Tracker Midnight, que alcançam 11,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina, segundo os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Vale salientar que o Tracker Midnight não oferece start-stop, item até então presente no Tracker 1.0 turbo na época do lançamento e que acabou suprimido por conta da falta de semicondutores.
Sem surpreender no conjunto de suspensão, o Tracker Midnight, assim como ocorre com o restante da gama, aposta na solução McPherson para a conjunto frontal e no eixo de torção entre as rodas traseiras.
É possível notar que o time de engenharia da GM efetuou um bom trabalho de calibração do conjunto para conferir ao Tracker um excelente comportamento dinâmico, com a carroceria sempre estável e apresentando pouca inclinação lateral mesmo em curvas mais fechadas.
O SUV, porém, deveria oferecer um pouco mais de suavidade na suspensão traseira, que mostra-se um pouco rígida demais dependendo das imperfeições no piso. Contudo, nada que desabone as credenciais técnicas do modelo.
Por dentro
É fato que o Chevrolet Tracker, apesar do design envolvente do painel e da boa ergonomia, está longe de ser uma referência em termos de refinamento do acabamento interno, sobretudo em suas versões de entrada.
Ao menos na configuração Midnight alguns diferenciais como o volante com revestimento premium e os bancos baseados na versão LTZ ajudam a criar uma sensação de maior cuidado com o habitáculo, algo fundamental em uma versão que tem como proposta oferecer estilo diferenciado.
De maneira geral, o Tracker Midnight segue oferecendo uma ótima cabine para até 5 passageiros, destacando-se pelo bom espaço que oferece aos ocupantes do banco traseiro, algo nem sempre encontrado nos demais SUVs compactos. Com porta-malas para 393 litros de bagagens, o SUV compacto está na média do segmento nesse quesito.
Conclusão
Em resumo, o Tracker Midnight surge como uma interessante adição ao portfólio do Chevrolet ao mesclar a proposta mais racional e eficiente da motorização 1.0 turbo, porém com uma dose de estilo e cuidado superior com o visual do SUV, algo que alguns consumidores esperam encontrar em seu próximo automóvel. Se esse é o seu perfil, tem no Tracker Midnight uma excelente escolha.