Avaliação: Renault Oroch evolui com motor turbo, mas acerta mesmo ?no preço
Modelo torna-se uma interessante alternativa em relação ?Fiat Toro de entrada
Apesar da Fiat Toro predominar no segmento de picapes intermediárias, vale lembrar que foi a Renault quem inaugurou o segmento com a até então Duster Oroch em 2015.
Sete anos depois, a marca francesa inaugurou nesta semana melhorias relevantes para picape em sua linha 2023, a começar pela adoção de uma identidade própria, desvinculada do SUV compacto que serviu de base ao projeto da picape. A partir de agora, a designação oficial torna-se apenas Renault Oroch.
Com a iniciativa, a picape passa a trilhar um caminho próprio dentro do portfólio da Renault, portanto menos dependente da estratégia de longo prazo traçada pela fabricante para o Duster.
Motorização
É fato que a Oroch nunca brilhou quando o assunto foi eficiência mecânica. Nos catálogos 1.6 o consumo era equilibrado, mas faltava o encantamento de uma performance mais envolvente. Já nas opções 2.0 era o consumo elevado que pesava contra o modelo.
Para deixar tudo isso no passado, o excelente motor 1.3 TCe, desenvolvido pela Aliança Renault-Nissan com a Mercedes-Benz, finalmente trouxe para a Renault Oroch o nível de eficiência que esperamos encontrar em um veículo 0 km hoje em dia.
Com até 170 cv e 27,5 kgfm de torque, o 1.3 turbo com injeção direta mostra-se finamente calibrado com a transmissão automática CVT e ambos colaboram para acelerar a Oroch Outsider de 0 a 100 km/h em competentes 9,8 segundos.
Ao volante, a picape denota uma sadia tocada esportiva em suas reações, mostrando um comportamento que dificilmente iríamos imaginar para a Oroch em outros tempos.
Conta também a favor da picape sua suspensão independente nas quatro rodas, com disposição multibraço no eixo traseiro, o que confere alto nível de estabilidade para a Oroch, favorecendo ainda a suavidade ao rodar.
Apesar de preservar a direção eletro-hidráulica, o volante mostrou-se preciso em nossa avaliação, porém uma assistência plenamente elétrica talvez ajudasse na hora das manobras, tornando as balizas ainda mais fáceis.
Ponto positivo é que, mesmo com muito mais potência e torque em relação aos catálogos 1.6 SCe agora com câmbio manual 6 marchas, o consumo da Oroch 1.3 turbo é surpreendentemente parelho em relação às versões de entrada e intermediária.
De acordo com os dados oficiais, o consumo da Oroch turbo alcança até 10,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com gasolina, enquanto na Oroch 2023 com motor 1.6 16V as parciais são de 11 e 11,4 km/l, respectivamente. Vale lembrar que a Oroch turbo conta com o auxílio do start-stop para economizar ainda mais combustível no uso urbano.
Tudo isso colabora para tornar a versão topo de linha Outsider uma pedida muito mais interessante dentro da gama Oroch 2023.
Interior
Se na parte externa a Oroch 2023 trouxe poucas novidades, com destaque para a grade frontal e o para-choque dianteiro revistos, a picape ganhou uma necessária revisão completa do interior.
Semelhante ao pacote de evoluções aplicado na nova geração do Duster, a Oroch traz um painel muito mais moderno, com os comandos na posição correta e a central multimídia de 8” com tela flutuante recebendo um bom destaque na cabine.
O novo volante também oferece ótima empunhadura e é uma peça muito mais arrojada em relação ao que encontrávamos na picape, reforçando a boa impressão gerada pela nova cabine.
Fator preço
Talvez a decisão mais acertada da Renault envolvendo a Oroch 2023 fique mesmo para o posicionamento de mercado da picape, em especial na versão topo de linha Outsider.
Com preço sugerido de R$ 137.100, a Oroch topo de linha traz uma lista de vantagens considerável quando comparada com a Fiat Toro de entrada, no caso a Endurance T270 automática, tabelada em R$ 138.390 na maior parte do país.
Nos dois modelos você é muito bem atendido por motores 1.3 turbo, porém, enquanto a Toro de entrada não traz sequer rodas de liga leve, a Oroch Outsider 2023 sai de fábrica com revestimento interno de couro, ar-condicionado automático digital, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, rodas de liga leve aro 16” com pneus de uso misto, controles de tração e estabilidade, câmera de ré, entre outros.
A Oroch Outsider só fica devendo mesmo ir além do airbag frontal duplo obrigatório por lei, uma vez que a Toro Endurance sai de fábrica com 6 bolsas infláveis. Infelizmente, no caso das duas picapes, você também não encontra nenhum assistente de condução mais avançado.
Porte
Claro que algo a ser considerado na escolha entre as duas picapes é o porte superior da Fiat Toro.
Com 4,94 m de comprimento contra 4,71 m da Oroch Outsider, a Toro leva vantagem na capacidade volumétrica da caçamba, com 820 litros contra 683 litros da Oroch, levando em conta, nos dois casos, a técnica VDA tradicionalmente aceita (ultimamente a Fiat está divulgando a medição líquida, o que eleva a capacidade para 937 litros, porém é algo que foge ao padrão usual).
Na capacidade de carga, a Toro Endurance 1.3 turbo também leva vantagem, podendo transportar 750 kg contra 650 kg da Oroch Outsider.
Entretanto, para quem cogita a compra de uma picape compacta-média para o uso urbano, talvez o tamanho menor da Oroch ofereça mais vantagens na hora de estacionar e se deslocar por vias estreitas, algo a ser levado em conta.
Conclusão
Enquanto até a linha 2022 a Renault Oroch figurava no universo das picapes intermediárias muito mais como um modelo racional, atendendo em especial frotistas e o público empresarial, a partir do modelo 2023 a picape passa a contar com uma versão que reúne todas as qualidades para atender os consumidores que desejam um veículo orientado ao lazer e atividades cotidianas.
O motor 1.3 turbo associado ao câmbio automático CVT trouxe vida nova para a gama Renault Oroch, com a vantagem do preço interessante dentro da realidade da categoria.
Para quem não precisa do porte muito maior da Fiat Toro, porém não se sentia atraído pela Oroch exatamente pela falta de um conjunto mecânico convincente, a Renault tratou de resolver com maestria essa questão, posicionando a picape de uma maneira muito melhor no segmento. Vamos acompanhar se, enfim, a Oroch 2023 poderá mexer com a predominância comercial da Fiat Toro na categoria.