Agora SUV, Ford Fusion pode ficar assim
Mudança total na proposta do carro j?foi flagrada em testes. Projeção antecipa visual com carroceria de utilitário esportivo
Comente e compartilhe
Enquanto o Ford Fusion como o conhecemos saiu de linha em 2020, tudo indica que a marca dará continuidade a seu nome, porém com uma proposta completamente reformulada. O modelo já foi flagrado em testes e a novidade deverá ser apresentada em breve com uma carroceria de utilitário esportivo.
O designer Kleber Silva preparou algumas projeções de como a novidade deve ficar em sua versão final, baseado em imagens recentes que vazaram na internet. Em mercados da Europa, o modelo receberá o nome “Mondeo Evos”. Vale ressaltar que, por lá, o Fusion era comercializado sob o nome Mondeo.
O resultado é um visual que se aproxima bem mais do que é visto no elétrico Mustang Mach-E do que nos SUVs tradicionais com linhas robustas. Esse futuro Fusion/Mondeo Evos traz linhas mais arrojadas e arredondadas. Na dianteira, ao contrário do modelo elétrico do SUV, aparece uma grade hexagonal similar a de outros produtos da marca, como o Edge.
O novo Fusion, tratado internamente pela Ford como o projeto CD542, pode trazer como plataforma a mesma arquitetura C2 aplicada em modelos atuais da marca como o Bronco Sport e o Kuga/Escape. A novidade deverá ter opções de tração integral ou dianteira, assim como conjuntos propulsores híbridos ou térmicos.
Os faróis são bem afilados e devem usar lâmpadas de LED. Há também pequenas luzes auxiliares logo abaixo. Por último o logo “Evos” aparece no capô. A silhueta lateral aparenta as linhas de um cupê, algo que está na moda no continente europeu para SUVs, bem como o caráter mais esportivo pode ser realçado com rodas de liga leve alcançando aro 20" dependendo da versão.
De acordo com as imagens vazadas recentemente, o Fusion/Mondeo Evos também deverá fazer uso de uma grande tela na parte interna, percorrendo praticamente toda a largura do painel, fazendo as vezes de painel de instrumentos e central multimídia.
Apesar de ter registrado uma boa procura aqui no Brasil, figurando até como opção à modelos mais tradicionais como Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3, as vendas do Mondeo na Europa despencaram nos últimos anos, um dos motivos pelos quais a Ford resolveu reinterpretar o modelo como um crossover. Em 2019, as vendas do Mondeo no continente europeu passaram por uma redução de 20,2% sobre o volume total registrado em 2018. No ano passado, que ainda contou com o agravante da Covid-19, os emplacamentos do modelo foram 48% menores entre os meses de janeiro e novembro em relação ao ano anterior. Aqui no Brasil, o Fusion deixou de ser comercializado em 2020 devido à queda nas vendas e o fim da produção no México.
A previsão é que a nova geração do Fusion, agora rebatizado como Fusion Evos, seja revelada ao longo de 2022 e, quem sabe, ele poderia retornar ao Brasil a partir de 2023. Vamos acompanhar.
Comente e compartilhe
Thiago ?jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva